terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O tradicional táxi preto londrino pode estar com os dias contados


Mas a mudança não será na cor, que já transformou os carros em um dos símbolos da cidade, mas sim na tecnologia utilizada nos veículos. Um protótipo elétrico apresentado pela Mercedes pode substituir os atuais “black cabs” até 2012.

O Mercedes eVito irá a julgamento ainda este ano para testar a sua adequação como parte da frota de táxi de Londres. “O eVito é o primeiro táxi totalmente elétrico acessível com cadeira de rodas e representa um grande passo em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos um dos principais fornecedores de veículos ecologicamente amigáveis”, afirmou em entrevista à Reuters o CEO da empresa, Peter DaCosta.

O taxi da Mercedes foi desenvolvido em parceria com a Penso e a Zytec Automotive e pretende aumentar a porcentagem de 30% dos modelos da marca que já dividem o espaços nas ruas londrinas com os demais cabs.

Em defesa da adoção do modelo, a montadora diz que o eVito já está adequado às normas de emissões propostas pelo prefeito Boris Johnson e que será válida a partir de 2012. O objetivo é tornar Londres a cidade mais limpa do planeta até as próximas Olimpíadas, que acontece na capital britânica.

“Sujeito a testes bem sucedidos, o eVito, juntamente com o táxi Vito já popular, oferece a Londres uma grande oportunidade de reduzir a poluição do ar com veículos modernos”, acrescentou DaCosta.

Equipado com um motor de 70 kW (94 cv) da Zytec Automotive, o eVito gera eletricidade a partir de uma bateria de lítio-íon e é capaz de rodar mais de 190km no trânsito típico de Londres – segundo a Mercedes, com o mesmo desempenhos dos taxis tradicionais.
Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. Bem que eu queria que nossos táxis também fossem assim.
    Baeta

    ResponderExcluir