quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quem é o melhor motorista? O homem ou a mulher?


Segundo pesquisa do Denatran, os condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas, ocorridos de 2004 a 2007, apenas 11% eram mulheres.

Não tenho dúvida em afirmar que a mulher desenvolve essa atividade com melhor habilidade e qualidade que o homem. Afirmo isso tendo em vista a grande sintonia entre o hemisfério cerebral da mulher que é analítico e o que é emotivo, daí existir contenções para execução de tarefa com risco. Por isto ela é portadora de todo o perfil ideal para execução dessa tarefa.

Embora a mulher seja mais lenta com relação à orientação espacial, mas isso não a desvaloriza, muito pelo contrário. As mulheres tem um instinto mais protecionista, de cuidado e por isso se preservam mais.

A grande questão é que o cuidado, a atenção e até maior sensibilidade ao medo são características do sexo feminino desde o nascimento. Somos criadas cuidando de nossas bonecas, depois de nossos irmãos…Em seguida dos maridos, filhos e muitas vezes até dos pais. Mulheres geralmente não topam entrar num racha. Mulheres têm medo de brigar e xingar no trânsito. Mulheres não abusam da velocidade. Mulheres, que estão com os filhos no carro, pisam no freio ao avistar um sinal amarelo…

Já o homem têm um desequilíbrio comportamental maior. O metabolismo, a agilidade, os atos impensados, a pressa, a orientação espacial, a necessidade de impor condições, de se julgar o dono do mundo são alguns fatores que dissocia o comportamento do homem e da mulher.

Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. Pena, Cristina.

    Jogou mais lenha na fogueira, ao invés de alertar que homens e mulheres tem que ser prudentes no trânsito e respeitar as leis.

    ResponderExcluir