quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lançado carregador de celulares que usa energia de bicicletas





Que tal carregar o seu celular enquanto pedala em sua bicicleta? Essa é a proposta deste aparelho lançado pela Nokia, que une a mobilidade e energia gerada pelas bikes aos carregadores de bateria para celulares. A empresa percebeu que um processo de geração de energia poderia melhorar a vida de quem quer dar as suas pedaladas, mas manter o contato com o resto do mundo.

O processo é simples: basta pedalar que o dínamo entra em contato com o pneu e gera energia suficiente para recarregar as baterias do telefone. O dínamo é um pequeno aparelho constituído por um eixo móvel, um imã e uma bobina. É o movimento de rotação da roda, ou da correia, que transfere energia para o eixo do dínamo, gerando eletricidade.

Quem é dos tempos em que os faróis eram acessórios indispensáveis nas bicicletas, deve lembrar que era esse processo de geração de energia que alimentava a iluminação das bikes. O aparelho lançado promete transformar o tempo do carregador ligado na tomada em pedaladas, já que o recarregador começa a funcionar a partir de 6km/h e vai até 50km/h.

“As bicicletas são o meio mais comum de transporte em muitos mercados ao redor do mundo, este é apenas mais um benefício a ser obtido a partir de uma atividade que as pessoas já estão fazendo”, disse Alex Lambeek, vice-presidente da Nokia em um comunicado no lançamento do produto. A empresa tem como público alvo os países que tem a bicicleta como um meio de transporte comum, entre as regiões estão países da África, Europa, além da China e Índia.

Também estão inclusos no kit um suporte para fixar o telefone na bicicleta e o dínamo gerador de energia. A bicicleta e as pedaladas ficam por sua conta.

Postado por: Cristina Baddini Lucas

Um comentário:

  1. Semana passada, uma colega de trabalho havia comentado comigo sobre esse dispositivo. Como meus deslocamentos na cidade costumam ser curtos (de 20 a 30 min), acho que nem daria tempo de carregar o celular. Talvez seja uma boa ideia para alguém que pratique cicloturismo, não apenas para o celular, mas para manter funcionando um GPS e carregar a bateria de um laptop, por exemplo.
    Quando eu era criança, tinha uma bicicleta chinesa que tinha um farol, que funcionava a partir da energia gerada por um dínamo acoplado à roda dianteira da bicicleta. Quanto mais rápido se andava, mais forte ficava a luz. Era possível escolher, através de um botão, se queria usar ou não o farol, encostando ou afastando o dínamo da roda. Havia um porém: quando o dínamo estava ligado à roda, a bicicleta ficava extremamente pesada para se pedalar e eu (com força de criança) preferia andar sem farol. Contudo, naquela época, não eram comuns os faróis com LED (que consomem menos energia que as lâmpadas comuns).
    Seguindo essa ideia do carregador de celular, acredito que os dínamos poderiam ser utilizados também para gerar energia para a iluminação noturna da bicicleta. Como as luzes de LED consomem menos energia, pode ser que o "peso" na roda não seja tão grande. Gostaria de experimentar para tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir