quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Década da Redução de Acidentes de Trânsitto


A FGV - EAESP - Fundação Getúlio Vargas e o Movimento Chega de Acidentes!
se uniram para organizar este evento como um ponto de partida para a discussão e acompanhamento das decisões e ações para a década de 2011 a 2020, visando um trânsito mais seguro.

O evento

Local: São Paulo, Auditório da FGV-EAESP, Local: São Paulo, Auditório da FGV-EAESP, Rua Itapeva, 432 (próximo à estação Trianon MASP do metrô; estacionamentos ao longo da rua).

Data e horário: 17/11/10 (4ª feira), 9h às 12h30.

Programação:
- Recepção.
- Abertura e homenagem às vítimas de acidentes.
- Situação brasileira sobre acidentes e necessidades por Ailton Brasiliense, presidente da ANTP e ex-diretor do DENATRAN.
- Recomendações da ONU para a Década de Ações para a Segurança Viária com Dr. Otaliba Libânio de Moraes Neto (Ministério da Saúde) e representante da OPAS/OMS.
- Pronunciamentos das autoridades e lideranças das esferas pública, privada e do terceiro setor.
- Leitura do manifesto.
- Encerramento.

Inscrições para o evento:
Clique aqui e faça a sua inscrição.

Apóie o Chega de Acidentes e o Manifesto que será lido no evento

O manifesto conclama as autoridades brasileiras à firme decisão de estabelecer e perseguir metas de redução de vítimas, a partir de ações previstas em um plano estratégico.

O motivo desse evento é por considerarmos inaceitável que o Brasil continue matando cerca de 37 mil e internando outros 120 mil pessoas todos os anos, vítimas de acidentes de trânsito, provocando um impacto estimado em cerca de R$ 34 bilhões ao país, em gastos com resgate, tratamento, perdas de produção e materiais, dentre outros. Sem contar o forte impacto emocional, econômico e prático que os acidentes de trânsito têm provocado na vida de milhões de vítimas, familiares e amigos.

Por outro lado, acreditamos ser possível uma mobilidade mais segura e mais humana, com muito menos vítimas, e que, para isso, o Brasil pode e deve estabelecer e perseguir uma meta ambiciosa e factível de redução de vítimas de acidentes de trânsito, para a década de 2011 a 2020, com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), para tratarem esse tema como um dos prioritários, elaborando e implantando planos estratégicos de ações.

Este evento está em sintonia com a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que declarou 2011-2020 como a Década de Ações para a Segurança Viária, e estabeleceu o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (terceiro domingo de novembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário