quinta-feira, 4 de novembro de 2010

São Caetano: Guarda Civil Municipal tem Pelotão Bike


A Prefeitura de São Caetano do Sul continua investindo na segurança pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg), a GCM colocou nas ruas nesta semana o Pelotão Bike, novo grupamento de guardas em bicicletas que atuam na prevenção a crimes nas áreas comerciais da cidade.


Essa ação reforça o conceito de Policiamento Comunitário que a Administração sancaetanense vem, cada vez mais, implantando dentro do município.

“Neste começo dos trabalhos, os GCMs do Pelotão Bike vão atuar na área central da cidade, na região da Praça Cardeal Arcoverde, Rua Baraldi e Rua Santa Catarina, além das adjacentes. A Rua Visconde de Inhaúma, no Bairro Nova Gerty, também receberá as bicicletas”, explica o secretário de Segurança, Moacyr Rodrigues. “Em breve, vamos expandir essa ação para outras áreas de forte comércio e trânsito de pessoas, como a Rua Taipas”, ressalta.

“Com as bicicletas, os guardas têm mais agilidade e não deixam de ter contato com a população”, destaca o comandante da GCM, Gilberto Motta Correa. “Isso é importante. Conhecer o cidadão pelo nome, saber de suas necessidades e anseios quanto à segurança pública”, afirma. Ainda de acordo com Correa, os oficiais ciclistas, em suas patrulhas, circulam pelas ruas no sentido correto das vias, para não atrapalhar a movimentação no passeio público. Os guardas destacados para essa nova função têm amplo conhecimento das técnicas do ciclismo, inclusive com treinamento para usar a própria bicicleta como instrumento de defesa.

Plano de Governo

O Pelotão Bike foi previsto no plano de governo do prefeito José Auricchio Júnior para a gestão 2009/2012, assim como a reestruturação da Guarda Civil Municipal; construção de novas bases de segurança, como a recém-inaugurada Base DiThiene; criação de um Pelotão a Pé, que circula pelas ruas da cidade com contato próximo ao morador; e a própria criação da Secretaria Municipal de Segurança.

Legendas: Oficiais ciclistas atuam no Centro, em área comercial

Foto: Du Merlino/PMSCS

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. ATÉ ONDE EU SEI, NENHUM DOS GCM's FEZ NENHUM CURSO DE POLICIAMENTO COM BIKE. ALGUÉM ESTÁ ENGANANDO O POVO. QUEM SERÁ?

    ResponderExcluir