quinta-feira, 28 de junho de 2012

Número de atropelamentos cai 68% em São Caetano do Sul

Em São Caetano, colocando o pé sobre a faixa e fazendo um gesto com a mão, o pedestre garante sua imunidade. A faixa amparada por um semáforo, conta com um aliado dotado do maior dos instrumentos educativos — a punição. Passou no sinal fechado, é multa. Muitas vezes, o agente nem precisa estar presente, pois a infração é registrada por equipamento eletrônico e, por esta razão, geralmente ela é respeitada. Mas, o CTB, estabelece que o desrespeito à faixa de pedestres seja infração “gravíssima”, sujeita à punição com multa de 191,54 reais e 7 pontos na carteira. No entanto, é a faixa sem semáforo que costuma ser ampla e irrestritamente desrespeitada aqui no Brasil.
Os motoristas da região foram o alvo inicial da campanha Travessia Segura, que foi lançada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no ano passado. Inicialmente São Caetano avaliou que o foco nos condutores é importante para garantir a segurança dos pedestres. A primeira fase ocorreu o ano passado. As autuações por desrespeito às faixas já estão sendo aplicadas.
Não adianta falarmos para o pedestre que a faixa é segura se os carros continuarem desrespeitando. Em janeiro a campanha foi intensificada nas travessias. Foram desenvolvidas ações para que o pedestre entenda que a faixa é o local correto para atravessar.
Em São Caetano, o número de atropelamentos caiu 68% entre janeiro e julho deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os atropelamentos caíram de 53 em 2011 para 17 em 2012.
O governo primeiro cobriu as vias expressas com radares, para coibir os excessos de velocidade e seguiu com a campanha para o respeito à faixa de pedestres que consistiu em anúncios nos meios de comunicação e na ação de agentes de trânsito que orientam os motoristas e artistas orientando as travessias.
O motorista sulsaocaetanense aprendeu que, ao avistar um pedestre com um único pé na faixa, no simples gesto de iniciar a travessia, deve parar.
O secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui salienta que a população de São Caetano é que está de parabéns e esperamos que continuem sempre a dar a devida atenção à faixa de pedestres.
Motorista, sinta orgulho ao parar para o pedestre passar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário